TEX WILLER

TEX WILLER
My name is Willer... Tex Willer !

segunda-feira, 26 de abril de 2010

TEX 019 - A Cidade sem Lei

Sinopse: Durante a corrida do ouro na Califórnia, as cidades cresceram desordenadamente, abrigando gente de toda espécie. Refém nas mãos de bandidos inescrupulosos e na inoperância das autoridades locais, a cidade de São Francisco precisava de homens de fibra para fazer imperar a Lei. Depois de tentativas frustradas culminando na perda de Agentes, o comando da Guarda-Rural entrega o caso a Tex Willer.


Depoimento:


Esta é uma história de G.L.Bonelli para Tex, mas poderia ser um filme de John Ford, com John Wayne e Clint Weastwood. Um clássico para várias leituras com nuances diferentes. Uma aventura de perder o fôlego. Aqui o universo texiano está divinamente bem representado. Naquela Frisco, fatiada por bandos rivais, deparamo-nos com um Tex relâmpago que aparece do nada e causa um vendaval na calmaria impune dos bandidos (seg.edição, pág. 17), um Tex fulminante que devolve um ataque com chumbo e não com queixa na delegacia (seg.edição, pág. 33-35), um Tex audacioso enfrentando os bandidos mais perigosos da cidade sem demonstrar o menor temor (seg. edição, pág. 44-49), etc. G. L. Bonelli percebeu logo que São Francisco era uma cidade com grande potencial para desenvolver suas histórias, e investiu nisso durante muito tempo, haja vista o número de aventuras que criou lá, eternizando também o bom Tom Devlin, o Chefe de Polícia. Sendo a principal rota de entrada nos Estados Unidos pela costa oeste, Frisco cresceu rapidamente quando o governo americano resolveu construir a Trans-Pacifico, uma ferrovia que ligasse as costas leste-oeste. Assim, apareceram por lá, de repente, os milhares de mineradores que encontraram ricas jazidas na Califórnia, os trabalhadores da ferrovia, os chineses trazidos para substituir os ferroviários, que largavam o serviço para ir garimpar nas minas. Esta aventura está certamente entre aquelas que devem ser reeditadas para que os novos fãs a devorem com os olhos e conheçam esta fase maravilhosa do nosso Tex.

G. G. Carsan

G. G. Carsan é colaborador do Portal TEXBR e escreveu esta resenha em maio de 2003 (Portal TEXBR).

(Este material está no Portal TexBR em completo e transcrevo parte para o blog, por fazer parte das minhas colaborações com Tex)
 
Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário