TEX WILLER

TEX WILLER
My name is Willer... Tex Willer !

sexta-feira, 23 de abril de 2010

G. G. CARSAN


(minha história)



Em 1978, ano em que já comprava Tex com grande dificuldade, pedindo grana e carona ao meu pai ou a minha avó, para chegar até uma banca, pois na minha cidade não havia, resolvi imitar o Ranger, embalado pela fantasia adolescente de ser um justiceiro destemido. Naquela época, eu já caçava passarinhos com espingada e tinha uma pontaria relativamente boa. E resolvi fazer uma fotografia vestido como Tex Willer. Não foi fácil, mas eu planejei dentro das minhas condições, juntando aos poucos os itens da vestimenta. Claro que o mais difícil foi convencer a minha mãe a fazer uma camisa amarela, que acabou sendo de mangas curtas, devido ao calor nordestino...

Até aquela data, eu lia Tex de forma avulsa, sem a noção de coleção. Trocava as revistas com amigos, emprestava e nunca mais as recebia. Não lembro de ter vendido nenhuma. O meu primeiro contato com Tex deve ter sido com a história "Entre Duas Bandeiras" e depois não parei mais. Comecei a coleção lá pelo número 65 de Tex Normal e só completei bem mais tarde, com a segunda edição. Em Tex 50 e sequência ocorreu a sinergia que me cativou definitivamente.

Até que um dia me deparei com a idéia de tirar a tal foto e logo encontrei uma que me serviu de inspiração. Passou-se algum tempo até conseguir esta proeza. Utilizei uma Love, que a Kodak vendia com filme, e ao ser batido todo o filme, enviava-se para Manaus-AM e um mês depois, recebia as fotos reveladas e uma máquina nova, com filme zero. A produção foi totalmente minha, inocente para o fato de que um dia no futuro (hoje), trabalharia com produção e ensaios fotográficos.

E quando surgiu a idéia de participar do Portal, e enviar uma foto para a confecção do Dossiê, veio-me na lembrança esta fotografia, esquecida num álbum de família, na casa dos meus pais. Imediatamente formatei a idéia de preparar uma matéria para que todos conhecessem a longa trilha de um texiano. E fui atrás da foto, para ver a possibilidade. E resolvi arriscar, buscando levar a todos, um pouco da minha história de texiano, que no fundo deve ser parecida com a de muitos fãs do Ranger por todo o Brasil e Portugal.

Acima os texianos vêem a fotografia datada de 1978, onde eu apareço tentando imitar Tex, se bem que vestido com as peças que tinha em maõs. O Chapéu de Palha era o remanescente dos festejos de São João; as botas Sete Léguas eram minhas e serviam para ajudar na limpeza da pocilga da família; a Calça de Veludo (azul-marinho) era moda na época; tenho em mãos uma espingarda de cartuchos calibre '40 e no coldre um Taurus '38 (ainda existem).

Precisei cortar a foto, pois tinha muito espaço lateral perdido e não lembro o que me fez cortar o braço. A sombra e a marca do relógio são detalhes meramente desprezíveis. Por favor não olhem.

E como não podia deixar de ser, mostro-lhes ao lado de onde partiu a minha inspiração para tão trabalhoso empreendimento. Trabalhoso porque, não bastasse o que já citei acima, ainda tive que agüentar a chacota dos amigos. E pensando bem, não sei como tive coragem. Mas Tex merece e hoje esta fotografia me faz um bem danado de bom.

Grande abraço aos texianos e convido a todos que tenham alguma história curiosa para contar, que envie ao Portal. Afinal de contas, somos uma confraria e quanto mais nos conhecermos, mais fortes seremos.

Em tempo: a imagem ao lado é uma montagem feita pelo QG-TEX para homenagear o G. G. Carsan, colaborador e parceiro ativo do Portal Tex. Já que ele inspirou-se nesta foto de Tex quando adolescente para deixar-se fotografar, nada mais justo do que aparecer nesta mesma foto junto ao ranger mais temido do oeste, respeitadas as devidas proporções de tamanho e idade, naturalmente. E vejam, não é que ambos formam um belo dueto? A imagem montada lembrou-me particularmente aquela aventura onde Tex leva o travesso Kit Willer para acompanhá-lo numa aventura e o danado, para não ficar confinado ao quarto onde o pai lhe pusera, foge pela janela e pula telhados para participar da ação, chegando a salvar o pai de uma situação de perigo...

Gervásio Santana de Freitas - Portal Tex


(Referente a datas, acredito que esta foto foi realmente em 1978, e não em 1975, como foi dito no livro Tex no Brasil), pois a imagem do Tex saiu em Fev/78. Eu me baseei pela aparência, pois não tenho anotações dessa época - e achei que tinha apenas 10 anos. Também digo aqui que o meu primeiro contato com Tex deve ter sido em Entre Duas Bandeiras, e no livro digo que foi em Um Carrasco para os Tubarões. Nesse caso, mantenho o que foi escrito no livro, pois é realmente a lembrança que tenho).
Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário