TEX WILLER

TEX WILLER
My name is Willer... Tex Willer !

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Visual Revistas - João Pessoa - PB

Olá caros amigos texianos! Finalmente consigo realizar um projeto nascido no ano passado, depois de várias conversas com alguns amigos texianos, e cuja finalidade é exaltar e divulgar cada vez mais o nosso querido TEX.

Depois de passar pelas mãos dos criadores (roteiristas e desenhistas, editores e gráficos), as publicações correm para chegar nas mãos dos leitores, mas passam antes pelas bancas, lugar tão importante na vida das pessoas, pois lá vamos em busca do jornal, da revista, da HQ, do passatempo, etc.

E tenho visto que a revista TEX está cada vez mais perdendo espaço para os gibis coloridos, histórias de ficção, novos heróis etc..., é colocado num canto, embaixo, escondido, e o resultado disso é vendas em baixa, falta de publicidade... além de que, quem não conhece não procura uma revista escanteada. Desse jeito, arrisco dizer que um dia correremos o risco de não termos mais TEX nas bancas. Pode? Um herói de 50 anos colocado no canto mais inóspito de uma banca?

Aqui em João Pessoa, num dia de muita chuva, fui a uma banca bem situada, numa das principais artérias da cidade, a Visual Revistas. Fui recepcionado por um rapaz sorridente, na porta do carro, com um guarda-sol, e conduzido ao interior da banca. Entrei lá para comprar jornal, vi um largo balcão, ar condicionado, e aproveitei para ver a atenção dada a TEX. Como já se tornou normal, estava lá no fim da gôndola, entre publicações distintas de HQ.

Imediatamente conversei com o dono, apresentando-me como participante de um fã-clube na internet e perguntei se topava dar um destaque a TEX, se em troca eu fizesse uma reportagem para colocar no site, de forma que muitos texianos da cidade veriam e procurariam sua banca. Ele topou.

Passados alguns dias, fiz algumas fotos, da banca. Na ocasião, levei um pôster "TEX e seus parceiros", que foi colocado na vidraça, oferecendo ótima publicidade. Passando de carro já é possível ver os nossos heróis (em tempo, ao fechar esta Reportex, recebi a notícia que um texiano queria comprar o meu pôster).

Dentro, no expositor de revistas de quadrinhos e até jogos, foi reservado um espaço para TEX, ao lado de publicações como Batman, Dragon Ball, etc., onde sempre deveria estar. Agora TEX ficará no meio da banca, num local de fácil acesso, bem visível aos clientes, disputando um lugar ao sol, de igual para igual.

Pelo que ouvi do pessoal da banca, TEX é considerado leitura para adultos, as crianças não se interessam e por isso fica longe das HQs. Onde vamos parar se os garotos e adolescentes não tiverem contato com TEX? Com certeza não iremos muito longe. Temos os exemplos de outras publicações que não se firmam. E não podemos nos esquecer que a Editora Vecchi chegou a vender 150 mil exemplares mensais nos tempos áureos. E logo lançou a 2ª Edição.

Mas nem tudo está perdido, pois supondo-se que sejamos 50 mil texianos atualmente, entre os ativos e os passivos, representamos um batalhão, que pode se mobilizar pelos quatro cantos do país e levar TEX ao conhecimento, ao contato dos jovens. Devemos nos conscientizar que depende, e muito, de nossa participação para que TEX continue definitivamente publicado.

Assim sendo, resolvi adquirir algumas histórias completas, como TEX Almanaque, para doar em escolas e bibliotecas, objetivando o acesso a quem se interessar, aos curiosos, aos amantes dos quadrinhos, aos predestinados a texianos.

Algumas histórias completas podem chamar tanto a atenção, que o leitor tornar-se-á um fã permanente, principalmente aquela épicas e heróicas, como El Muerto, Pacto de Sangue, A Noite dos Assassinos, Pat, o Irlandês. TEX Edição Histórica também serve perfeitamente para este intento, principalmente aquelas que refletem o início da caminhada de TEX. Quem não se renderá a uma história como O Herói do México, Fora da Lei, O Filho de TEX?

O único porém é que as histórias são longas, as revistas são grossas, enquanto que as HQs que estão aí são finas, com histórias rápidas, ficção e violência, títulos e fatos que são atuais, publicações que aparecem e logo somem.

Talvez fosse o caso de se publicar alguns exemplares finos, a título de amostra para chamar a atenção dos adolescentes. Sei que existem algumas histórias inéditas no Brasil, com cerca de 16 páginas, conforme se pode conferir no Fora de Série do Portal TEX.

Estas histórias estão em estudo para uma publicação fechada, reunindo todas num exemplar. Então que tal lançá-las em separado, talvez como anexo dos TEX Gigantes ou dos Almanaques? Haveria melhor forma de apresentar TEX a um novo leitor? Quem achar boa a idéia, manifeste-se agora junto ao Portal Tex.

Prevendo a chegada de novos clientes, pois conclamo os Texianos de Jampa a prestigiarem a banca do amigo José Ferreira, será solicitado aumento na quota de TEX, junto a Distribuidora. Também ficou combinado que os texianos podem conversar com o José e ser avisados quando chegarem novas revistas bonellianas, como Zagor e Dylan Dog. Qualquer texiano que for na banca e dizer que viu a matéria no Portal TEX será muito bem recebido. Confira!
A banca Visual Revistas fica no início da Avenida Rui Carneiro, nº. 128, via centro-bairro. Atende pelo telefone 244-1577, com José ou Naldo. Agora vamos esperar que os texianos de João Pessoa prestigiem o local, como sendo o único da capital paraibana, e talvez do Brasil, a dar uma atenção privilegiada ao Ranger mais Temido do Oeste.

Visando aumentar o intercâmbio entre os texianos paraibanos, convido aqueles que virem esta Reportex a entrar em contato comigo através do email ggcarsan@ig.com.br , para estreitarmos os laços de amizades e trilharmos novos caminhos, formando inclusive uma bancada de texianos para representar a Paraíba aqui no Templo do TEX, mais conhecido como Portal TEX.

Em tempo:

Iniciativa da matéria de G. G. Carsan, João Pessoa, PB, Brasil. Ajude na tarefa de divulgar Tex, visite a banca da sua cidade e proponha ao vendedor colocar Tex em destaque, em local visível e de fácil acesso. Como prêmio, damos espaço gratuitamente para uma reportagem no Portal Tex, o maior site temático sobre Tex do Brasil. O único custo do dono da banca é a(s) foto(s) que ilustrarão a matéria, ou, se puder, faça como o G.G., dê sua contribuição e patrocine as fotos, já que o objetivo é nobre! (.../2003)

Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário