TEX WILLER

TEX WILLER
My name is Willer... Tex Willer !

terça-feira, 3 de maio de 2011

Portal TexBr - Retrospectiva 2002

Caros amigos, vejam e relembrem como foi o ano de 2002 nessa retrospectiva que fiz para o Portal TexBr.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Rápido como um raio! Assim passou o ano de 2002 para os amigos bonellianos. Os lançamentos de antigos e novos personagens proporcionaram um clima de euforia entre os colecionadores e fomos presenteados com edições de grande qualidade, com personagens de forte apelo, publicações ousadas e muitas novidades positivas.


Você, caro texiano, manteve-se informado de tudo que aconteceu a TEX e a todos os personagens do mundo bonelliano, recebendo notícias de primeira mão aqui no Portal TEXBR. Foi uma tarefa árdua, porém prazerosa, levar a todos as notícias, os lançamentos, as curiosidades, as broncas, os elogios, as resenhas, as capas, os desenhos, as sinopses, as explicações, os novos personagens, e melhor ainda traduzir tudo isso em duas palavras: lazer e conhecimento. E assim construímos amizades por este Brasil afora, e aquelas internacionais com nossos amigos e colaboradores portugueses, espanhóis e italianos.


O Portal TEX passou por 2002 como um foguete em ascensão, tornando-se referência incontestável de TEX, disponibilizando tudo que existe no Brasil, na Itália e no Mundo para os colecionadores, fãs e pesquisadores; adquirindo um domínio na Internet; recebendo a visita virtual do Sergio Bonelli, o homem que comanda atualmente o destino de TEX; completou o Segundo ano de vida com mais maturidade e passou por uma reformulação visual geral para melhor atender aos internautas; juntou-se ao Portal Zagor visando melhorar a oferta de informações e dar andamento a novos projetos.

O mês de Abril representou, indiscutivelmente, o mundo sonhado por qualquer texiano, com o lançamento de 5 edições distintas do Ranger mais Temido do Oeste, culminando com a chegada do TEX Gigante 9 – O Cavaleiro Solitário, do Joe Kubert, ícone americano dos quadrinhos, e aposta de entrada de Águia da Noite no país que serve de pano de fundo para as suas aventuras. O Gigante do Kubert foge a todos os desenhistas anteriores que trabalharam com TEX e brinda os leitores com seqüências impressionantes de realismo e beleza.

E você já pode conferir no Portal TEX os principais acontecimentos que marcarão o início de 2003, como o momento singular de TEX chegando ao número 400, com uma aventura colorida, TEX Coleção alcançando o número 200, e muito mais vem por aí. Portanto, não seja louco de não acessar sempre o Portal TEX.

Veja agora, uma retrospectiva dos principais fatos que marcaram o Mundo de TEX no ano de 2002, e se quiser repassar as matérias com maiores detalhes, dê uma olhada no menu Artigos. Está tudo lá.

Janeiro/2002

 - Portal TEX, Site do Zagor e uBC iniciam parceria efetiva.

- Criado o espaço Arte dos Navegantes, com belíssima arte de Jean Okada, desenhista de São Paulo.

- Lançada a seção TEX Italiano Fora de Série, trazendo tudo que já foi publicado sobre TEX na Itália, como livros, álbuns, bonecos, etc.

Lançamentos do mês no Brasil:

TEX 387 – O Diabo Vermelho / TEX Coleção 180 – O Caçador de Recompensas.



Fevereiro/2002



- Carta do bonelliano Levi Trindade, repercutindo o TEX Anual 3 e suas cenas de violência, belos desenhos e as duas histórias de vingança.

- Polêmica sobre Dinamite – cor e nome.

- A incrível contagem dos patifes mortos por TEX e seus pards, enviada por Gianni Petino. Alguém lembra quandos bandidos TEX mandou pro cemitério?



Lançamentos do mês no Brasil:

TEX 388 – A Longa Caminhada / TEX Coleção 181 - Os Abutres Têm Fome / TEX Ed. Histórica 052 / – TEX Almanaque 11 - Complô em Washington.



Março/2002



- Pré-lançamento da Promoção Portal Tex

- Sergio Bonelli visita o Portal TEX e deixa uma mensagem de bons augúrios e agradecimento pelo belíssimo trabalho desenvolvido.

- Ex-editor de TEX, Ota, fala da epopéia editorial de TEX no Brasil, numa narrativa cheia dos detalhes que todo fã quer saber.

- Incrível: 64 páginas cortadas numa única aventura do TEX 36 – A Fabulosa Cidade de Ouro.

- Conheça a Mythos Editora numa reportagem especial do português José Carlos Pereira Francisco.



Lançamentos do mês no Brasil:

TEX 389 – O Xerife Doutor / TEX Coleção 182 - A Flecha Comanche.



Abril/2002



- Edição Gigante do Joe Kubert finalmente chega às bancas em P/B

- Reportagem sensacional: Como é feita nossa revista TEX?

- Repercussão sobre reportagem da Mythos Editora.



Lançamentos do mês no Brasil:

TEX 390 – O Homem do Sol  / TEX Coleção 183 - Perseguição Implacável / TEX Almanaque 12 – Os Dois Rivais / TEX Ed. Histórica 053 / TEX Gigante 9 – O Cavaleiro Solitário.



Maio/2002



- Momento Histórico: É registrado o domínio virtual www.texbr.com.br e o Portal ganha novos design, menus e logomarca.

- Inaugurada a seção TEX na Holanda.

- Novidades no TEX Fora de Série – Licenciados (bottons, pins, diário, bonecos).

- Carta do Júlio Schneider, consultor Bonelli no Brasil, em Assunto Polêmico.



Lançamentos do mês no Brasil:

TEX 391 – O Homem que Veio do Rio / TEX Coleção 184 - Ataque à Caravana.


Junho/2002



- Portal TEX mais dinâmico, com alterações mais rápidas.

- TEX internacional, dando destaque aos países onde TEX é editado.



Lançamentos do mês no Brasil:

TEX 392 – Conspiração Diabólica / TEX Coleção 185 - Um Erro Fatal / TEX Ed. Histórica 54 / TEX Ouro 1 – Cheyenne Club.



Julho/2002



- 4°. Fest Comix, com a participação de muitos texianos.

- Lançamento do Sorteio de 35 Big prêmios no Portal TEX.

- Os personagens Bonelli ganham ícones na página inicial do Portal TEX.

- Mágico Vento chega nas bancas e faz a festa dos leitores.



Lançamentos do mês no Brasil:

TEX 393 – Desafio Selvagem / TEX Coleção 186 - Diablero! / TEX Almanaque 13 – O Último Esquadrão / TEX Especial de Férias 1 – A Noite dos Assassinos.



Agosto/2002



- 2 anos do Portal TEX e muitas mensagens entre participantes.

- Entrevista a Wilde Portela, criador de Chet, faroeste nacional.

- Entra no ar a seção Martim Mystère, o detetive do impossível.

- Crônica TEX, um herói de verdade – Viajando com TEX Willer.

- Membros do Portal TEX participam de Bate-Papo no Bancazine, site pernambucano voltado para HQ em Geral, sob responsabilidade de Zeca da Banca Globo e equipe.



Lançamentos do mês no Brasil:

TEX 394 – A Mina do Fantasma / TEX Coleção 187 - A Rainha da Noite / TEX Ed. Histórica 055.



Setembro/2002



- Entrevista longa e importante do Sergio Bonelli, idealizada por Nilson Farinha, de Jundiaí-SP e realizada por José Ricardo, do Rio de Janeiro-RJ.

- O Portal TEX não pára de crescer: Fusão do Portal TEX e do Portal Zagor, reunindo o que temos de melhor em terras brasileiras sobre os dois heróis bonellianos.

- Criadas as seções italiana e inglesa do Portal, possibilitando o acesso de fãs em todo o mundo.

- Cúpula da Mythos Editora viaja para Milão, em visita de negócios/cortesia, à Sergio Bonelli Editora.



Lançamentos do mês no Brasil:

TEX 395 – Montanhas Malditas / TEX Coleção 188 - O Retorno de Montales / TEX Almanaque 14 – Testemunhas de Acusação / TEX Ouro 2  -  Uma Suja Trapaça / Os Dois Assassinos.



Outubro/2002



- Repercussão da mega fusão do Portal TEX e Portal Zagor.

- Mais uma Fest Comix em São Paulo, com a presença de muitos bonellianos.

- Encontro de Texianos em Erechim-RS, nos dias 12 e 13, com a participação do coordenador do Portal TEX, Gervásio Santana e colecionadores/fãs bonellianos da região. Compareceu por lá um texiano de Recife-PE, o Élson Melo, que viajou exclusivamente para participar do Encontro. Belo exemplo!

- Diário de uma Viagem de Sonhos, por José Carlos P. Francisco, narra a viagem da cúpula da Mythos Editora a Milão e desvenda todos os mistérios da maior Editora Italiana de HQ, que publica TEX e Zagor há 50 e 40 anos, respectivamente.

- Portal TEX aumenta parceria com o Grupo BonelliHQ, site de bate-papo que reúne bonellianos em geral, com muita informação, debate, idéias, sugestões, broncas, amizade, em torno dos personagens. No Grupo são trocadas cerca de 2 mil mensagens por mês.



Lançamentos do mês no Brasil:

TEX 396 – As Colinas dos Sioux / TEX Coleção 189 - Trágico Assédio / TEX Ed. Histórica 056 / TEX Gigante 10 – O Último Rebelde.



Novembro/2002



- Mythos Editora garante Zagor nas bancas em 2003 e fornece a programação.

- 30 de Novembo: Lançamento do Primeiro Livro Fora de Série de TEX no Brasil, no Fest Comix, com tiragem limitada de 1.000 exemplares.



Lançamentos do mês no Brasil:

TEX 397 – O Vento do Ódio / TEX Coleção 190 - Resistência Heróica / TEX Almanaque 15 – A Morte Negra / TEX Ouro 3 – Sangue no Deserto / Funeral em Silver Pine.



Dezembro/2002



- Repercussão do Primeiro Livro TEX publicado no Brasil. Um fato de suma importância para os colecionadores, fãs, historiadores, editores e para todo o universo de TEX. Reportagem por Nilson Farinha, coordenador do Portal TEX.

- Na véspera de Natal, ocorreu o Big Sorteio de 35 prêmios, o momento mais esperado do ano. Os vencedores foram os que melhor completaram a frase: “Quero ganhar um prêmio do Portal TEX porque...”.  Relação dos ganhadores em breve, no Portal.

- TEX volta às bancas em Portugal.

- Nova página para Ken Parker.



Lançamentos do mês no Brasil:

TEX 398 – Ataque na Montanha Sagrada / TEX Coleção 191 - Prisioneiros do Deserto  /  TEX Ed. Histórica 057  / TEX Anual 4 – Território Selvagem.









Gervásio,

Isso foi o que consegui captar com maior ênfase e se necessário, faça uma edição nos textos, colocando o que esqueci ou suas impressões pessoais...

Sugestões:

Creio que devas dar uma idéia do que será o próximo ano...

Um agradecimento aos internautas...

Colocar algumas capas/fotos para chamar a atenção...

Grande abraço e até a próxima.

gg

Nenhum comentário:

Postar um comentário